quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Fogo em Aquarius

Garanto que todos nos, mortais, humanos e brasileiros, ja chegamos a pensar "poxa, minha vida nao é tao boa como a daqueles caras ali, mais bonitos, mais felizes, mais bem vestidos, sei la, eles simplesmente tem cara de se divertirem mais." Ainda mais agora, com essa coisa de orkut, facebook e tal, que todo mundo esta sempre ali, com um perfil - as pessoas dificilmente somem das vidas umas das outras e se pavoneiam como querem para a eternidade e para cada nova fase da vida. Mas ai me esforço pra pensar um pouco mais sobre isso, e nao ficar na simples tristeza parada, recalcada, esperando um milagre ou um suicidio, e tento ver o que que pode haver de especial no tom daquelas fotos novas que eles postam, daquelas roupas, daquelas coisas, que nao ha em mim, nos meus amigos. Acho que o que falta é declarar todo o amor que jaz latente entre nos, amigos. Porque, ora, acredito que haja pessoas que olhem minhas fotos, minha vida, meus amigos e que invejem minha felicidade, minha descoladisse, enfim, qualquer sinal de superioridade, de nobreza que possa pulsar das minhas imagens - e não vejo motivos pra nao acreditar nisso, porque tudo é tudo e nada é nada, liberdade e igualdade oficializadas ja mataram deus! Tudo se torna tão igual, tão livre e tão relativo... Assim como eu posso ridicularizar qualquer perfil de qualquer um, qualquer gosto, também podem faze-lo comigo. Deus esta morto, eu repito, e quem tem o direito de definir o que é maneiro? O que faltaria entao para que conseguissemos superar essa mediocre submissao às aparências orkutianas, facebookianas, sussudianas? Porque, se sao somente aparencias, e todas as mazelas do ser humano, a inveja, a cobiça, tudo isso do ruim e do pior estao ali, mesmo que escondidinhas atras dos computadores, em todos os seres humanos; qual seria entao o motivo pelo qual aceitariamos essa ditadura da aparencia e nos direcionariamos para o terraço pra nos tacarmos, ou pelo qual ficariamos, cristãmente, passivos, inuteis, a espera de um milagre? - invejando, sorrindo com cara de cu, remoendo em nos tudo o que nao somos. O motivo, acho que os nossos poetas brasileirissimos ja cansaram de elogiar: o motivo é a falta de amor declarado, falta de impulso jorrado, falta de fogo nas palavras sinceras quando trocamos qualquer ideia com nossos amigos. Ah, sim, declaremos amor aos nossos proximos, massageemos os egos, eu o seu, voce o meu, meu amigo, meu namorado, meu proximo; gritemos nossas vontades de rir, de chorar, pra que nao fique aquela inveja sonsa do olhar de lado e do falar nos ouvidos! Nossa! Como falta auto-estima a nossos provincianos brasileiros! Liberem seus amores, façam valer suas vidas, seus momentos, suas paixoes, suas amizades! Nao estou aqui dizendo pra amar incodicionalmente, eternamente, babacamente qualquer pessoa a sua volta, o que seria o mesmo que nao ter coragem de expressar suas paixões, talvez a mesma coisa que continuar oacato da mesma foram; mas estou aconselhando um abraço e um sorriso e um porre e um berro ao ver quem voce sente que ama! Uma animaçao, um gas que falta ao outro, a voce, mas que so se conquista se todos os que se amam o exercitarem, um com o outro - nao ha por que esperar por um milagre, nem o suicidio me parece ser o mais agradavel a se fazer na vida! Tente captar o melhor angulo da foto, que real ela sera, mas o autor, ah, como ele pode influenciar no foco, na intençao, na aparencia! Faça ela parecer o que você quer parecer!

2 comentários:

Luiza Gomes disse...

nossa q era de aquarius esse texto antonio! HAUHAUAH perdeu a noçao lelesk??

to zuando, miamarei nesse textinho ein, qria q todo mundo tivesse essa disposiçao esse abandono, essa ausencia de medo, pra se amar assim tao pura e simplesmente. mas eu digo com absoluta certeza, q amo INCONDICIONALMENTE (apesar de vc ter criticado isso no txt). amo os trocadores, amo aprender pela tristeza, amo moradores de rua, amo tudo e todos, e amo assim porque nao ha nada que me realize mais, que me deixe mais leve do que estar aberta a todas as pessoas e situaçoes!

um grande beijo amoroso xoney, miss u soooo

Antônio disse...

cara, vou botar o titulo do texto de era de aquarios, vc ta me ajudando a organisar mais poeticamenten minhas coisa tudo