sábado, 8 de agosto de 2009

Eu sou totalmente desequilibrado: influenciado até o talo por essas definições estéticas perfeitas disseminadas pela mídia; eu sou completamente seduzido pela ideia da fama, do dinheiro, da perfeição, da idolatria. Sou da imagem. Eu olho mesmo com olhares estranhos para o feio, para mim, quando feio, e não consigo suportar certas pessoas que apelam, se achando dignas de idolatria, pessoas que acham que a vida é um palco. Sou, sim - tudo famigerado -, até que a fama eu encontre, hospedeiro de inveja, de desejo, de cobiça, de preguiça, de gula e sou avarento porque acho que todos podem vir a me usurpar em tudo, mantimentos, habilidades, penso que podem me sugar até traços da personalidade! Estar inteiro vem antes de alcançar o topo. E talvez a avareza não seja bem um pecado, como os outros, que são hedônicos: a avareza tem visão de mundo! Quem quer a fama é avarento: é preciso ser o melhor de si, inteiro, disposto, disponível, sem usurpadores, para estar entre os melhores, e finalmente conseguir viver sem avareza, sem invejosos, só desejo encontrado. Pra olhar, cândido, pleno, meu sacrifício não foi nada e agora eu sorrio tão de cima que já posso amar todos com seus defeitos, que já não têm mais forças para me atingir. É que eu preciso ser o melhor para que eu seja um ícone, alguém, e assim eu terei pupilos, contarão de alguma forma minha história, carregrão meu modelo de representar, e eu devo, sim, para isso, conservar, conservar, conservar, padrões de beleza, veículos de ascenção, conservar essa meritocracia piada, conservar a inveja e a cobiça e a preguiça e a gula e o desejo desencontrado. Avareza. Prerrequsito da glória é a sarjeta. E por isso tudo, calado, pensativo, criando meios e modos para atingir o meu bem, o bem ele-mesmo, de verdade, na prática, o bem na nossa sociedade, eu reafirmo em minha mente, justifico meus cálculos - quem ri por último, ri melhor. Eu espero rir de cima, intocado, longe desses invejosos, avarentos e desejosos sem correspondência. Vencedor, sacrificado e pleno.

Um comentário:

Isabella disse...

"prerrequisito da glória é a sarjeta."

realmente, afinal, como saberá que, enfim, chegou na glória, se sempre nela esteve? mas e o prerrequisito (é muito estranho escrever assim)da sarjeta?

é, não tem, por isso que é sarjeta. pff