sexta-feira, 24 de agosto de 2007

reflexões de uma aula surtada

Acho fascinante como todos se acham gênios ao realizarem uma tarefa com a professora. Querem mostrar pra ela que sabem, que podem, que vão conseguir. Gostam até daquele olhar debochado, achando até fácil demais, seguido daquela suspirada "pfff..."
A busca pela afirmação pessoal é intensa em uma sala de aula. É necessário mostrar aos outros, e principalmente a si mesmo, a sua capacidade, o seu ego forte, a sua autoconfiança.
No entanto, às vezes essa busca esconde uma farsa. Esconde uma dificuldade imensa em parecer o que querem que você pareça. Você se lamenta, se corrói por dentro, mas tenta manter um externo firme.
Sem conseguir soltar as rédeas de uma vida imposta por padrões e dogmas duvidosos, o jovem se empenha naquilo que não vê muito sentido e é forçado a criar uma carapaça firmemente coerente com a realidade, desvinculada de seus reais desejos, ideais.
Queria romper com tudo, sair de casa, ir embora. Pra onde? Quem se importa... As portas. Elas serão abertas pelo mundo conforme a vida for acontecendo. As terras são intermináveis, as idéias vastas e a vontade enorme. Sair dali é o ponto central. Poderia-se cavar um túnel pra fora da realidade...

2 comentários:

Antônio disse...

MTO FODA... bem pete o texto, me amarrei mt seriamente pantano

Luiza Gomes disse...

continuando o que eu tinha comentado hoje mais cedo...
acho que a única convicção que teria potencial de acabar com a minha vida é essa mesmo... a de ter certeza que estarei sempre bloqueada por fatores externos pra cumprir com o meu ideal (em termos gerais). só de pensar na não concretização de determinados eventos - e mesmo de um plano de vida autêntico - me dá até nervoso!
enfim,
amei
amo
bj