quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Injustiça Racionalmente Irracional

Por que viver é melhor que sonhar? Digo, por que a possibilidade que o sonho nos dá de vivê-lo é melhor que a certeza de que aquilo é só uma possibilidade? Só pode ser porque o mundo não é sonho, e o sonho é o nosso espelho do mundo, mas o mundo é o espelho de todos os sonhos, que se confundem uns com os outros, entrelaçados como redes, e nos pescam e nos prendem, deixando-nos apenas respirar por um tempo, até que nos emergem, como peixes do mar, que, uma vez presos à rede, somente respiram e vivem até que, sem saber da vida e dos desejos e medos desses peixes, se foram felizes ou tristes, se buscam ainda alguma coisa, vêm os pescadores, sem nenhuma raiva ou má intenção, apenas por serem pescadores, retiram a rede e com ela os peixinhos também, que vêem a morte ainda com vida, até que a vida, por não ser morte, apaga, como alguém de overdose de alguma substância muito prazerosa. Os peixes cessam de respirar, de viver, ou seja, de sonhar.

Um comentário:

bic_cristal_pocket disse...

coloquei no meu blog um poste em resposta a este teu texto.

comentaste que queres olhar para o passado e sentir satisfação e nao orgulho... Sem duvida que nao podemos basear as nossas escolhas unicamente pelo orgulho que isso nos dara. Por vezes temos que fazer coisas pouco agradaveis. E toda a gente tem momentos em que olha apenas para o bom momento que esta a passar e nao olha a consequencias... Eu percebo isso e nao o queria contradizer. Apenas dizer que em todas as minhas escolhas e caminhos eu os sigo com consciencia tranquila admitindo os meus erros e boas acções. Sigo as minhas convicções e isso da-m orgulho naturalmente. E fico feliz de igual forma. :)

Eu tambem tenho a tua idade e sou de portugal. Chamo-me isabel e gosto muito dos teus textos *